GASÓLEO VERDE

O gasóleo colorido e marcado, vulgarmente conhecido por gasóleo verde ou por gasóleo agrícola, é o gasóleo que pode ser adquirido com redução ou isenção total do imposto especial de consumo no momento do abastecimento. Este gasóleo destina-se principalmente aos setores agrícola e florestal, sendo no entanto igualmente utilizado em embarcações. O benefício do gasóleo colorido e marcado, consiste na redução ou isenção do imposto especial de consumo, tributado no preço de venda ao público, do gasóleo adquirido para a execução de determinadas atividades económicas. O acesso a este benefício faz-se através da utilização do cartão de gasóleo verde, cartão emitido pela DGADR (Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural).

GASÓLEO AQUECIMENTO

O gasóleo de aquecimento destina-se exclusivamente ao aquecimento doméstico, industrial e comercial. O gasóleo de aquecimento apresenta corante e marcador que lhe conferem uma coloração vermelha. As suas caraterísticas não permitem a sua utilização para outros fins que não os de aquecimento.

GPL

O GPL (Gás de Petróleo Liquefeito) é um derivado de petróleo, composto por uma mistura gases (propano e butano), obtidos através do processo de refinação. O GPL é uma forma de energia facilmente transportável, limpa e acessível a qualquer utilizador interessado. É utilizado como carburante automóvel, conhecido como Autogás ou GPL Auto, sendo um carburante alternativo a ter em conta na melhoria da qualidade do ar e ambiente urbano. O GPL é já um combustível e uma tecnologia segura, amplamente divulgada e com resultados comprovados.